Sobre Nós

A Escola Municipal “André Altoé”, situada à Rua Raymundo Júlio Barbosa, n° 346, na Parada Cristal, município de Jerônimo Monteiro, no Estado do Espírito Santo, possui como ato de aprovação de 1ª a 4ª série a resolução do Conselho Estadual de Educação n° 41/75 e 5ª a 8ª série processo em tramitação.

A escola é mantida pela prefeitura Municipal de Jerônimo Monteiro, sendo a única instituição municipal que atende alunos das séries finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) para atender a demanda da área rural e urbana conforme a oferta de vagas oferecida pela mesma. Até o ano 2006 a escola oferecia o Ensino Fundamental Completo.

A escola possui ações educativas visando à formação do cidadão participativo, inserido no seu contexto social, buscando o desenvolvimento da democracia plena em nosso país. Seguindo este ideal a proposta pedagógica da escola segue uma linha progressista baseada nos estudos de Piaget e Vygotsky. Os dois psicólogos buscaram uma compreensão social da educação e os estudos dos processos de ensino e aprendizagem. Mas a teoria de Paulo Freire e de Bernardo Toro também contribuiu para a educação com um ponto de vista social.

História da Escola

Os registros mais antigos da Escola Municipal “André Altoé” datam do início do século XX, por volta do ano de 1933, onde a escola funcionava próxima à parada de trem, numa casa de madeira. Mais tarde a escola passou a funcionar onde hoje é o asfalto, em frete a residência do Dalton Salucci Catein com um anexo na casa do senhor Luis Borges, na Parada Cristal, uma casa de pilar café, arroz.

Nesta época esta tinha o nome de Escola Mista de Parada da Vala, pois atendia meninos e meninas juntas, é bom retratar que o município de Jerônimo Monteiro pertencia ao município de Alegre. A Escola teve diversos nomes de acordo com o número de alunos e sexo. Em 1946 chamava-se Escola Singular “Parada da Vala”; em 1947 Grupo escolar “Parada da Vala” e em 1949 Escolas Reunidas “Parada da Vala”.

De acordo com o aumento do número de alunos foi construído um novo prédio para o seu funcionamento, onde hoje é a própria escola, a antiga foi demolida para a construção do asfalto. A construção do novo prédio da escola ocorreu por volta do ano de 1956 com três salas, três banheiros, uma sala de diretor (gabinete). O nome da escola era Grupo Escolar “João Sarmet”. O Sr. João Sarmet foi um professor morador de Flexal (Vitória). Somente em 1974 obteve o nome Escola de 1º Grau “João Sarmet”.

O terreno para a construção da mesma foi doado pelo Sr. André Altoé, proprietário rural, descendente de italianos que residia na região e o Governo do Estado ficou responsável pela construção. A maioria dos professores eram filhos de pessoas mais ricas da região, de Alegre e de Cachoeiro de Itapemirim. O colégio oferecia o estudo de 1ª a 4ª séries.

As atividades da escola eram variadas, festas juninas com quadrilhas, casamentos caipira, danças da fita, caxambu, boi pintadinho, barraquinhas, cestinhas da sorte, leilão do beijo da professora, desfile escolar, festas das mães, pais, das crianças, das merendeiras e serventes, concurso de pipas, passeatas, maneiro pau, eleição da rainha caipira. A participação da comunidade na escola foi muito intensa. A escola também abria espaço para aula de catecismo. Outras religiões também faziam parcerias com nossa escola, a Igreja Batista utilizou o espaço da escola para seus cultos enquanto estava em reforma. Quando aumentou o número de alunos também utilizou uma sala da Igreja Batista. A Escola sempre foi procurada pela comunidade para realizar seus eventos e essa tradição continua até os dias atuais, onde ela cresce e gera muitos frutos atualmente.

O ensino aprendizagem era tradicional, seguido por uma tendência nacional. Entretanto, várias ações foram realizadas pela escola saindo da rotina tradicional como uma viagem no ano de 1979 e 1981 a Vitória e Vila Velha ao Convento da Penha, Parque Moscoso, Palácio de Governo, praias de Piúma, Iriri, e Anchieta. Desta maneira, nossa escola desenvolveu um ensino no qual, alunos se destacaram e sobressaem em nível municipal, estadual e nacional. Vale destacar que esta viagem a Vitória e Vila Velha se tornaram tradicional, pois, atualmente alunos e alunas das sétimas séries fazem este trajeto em viagem de estudos.

No ano de 1981 o deputado estadual Alício Franco pediu a diretora na época a Sra. Maria das Graças Silva Machado para fazer um abaixo assinado na comunidade pedindo a alteração no nome da escola de João Sarmet para André Altoé. O nome do colégio mudou no mesmo ano, sendo publicado no diário oficial do dia 20 de dezembro, passando a chamar - se Escola de 1º Grau “André Altoé”. Este, o doador do terreno, homem trabalhador, religioso e simples. Assim a escola carrega hoje o nome de um homem da comunidade, que com muita garra, trabalho e honestidade construiu sua história.

A escola abrigou por algum tempo uma pré-escola Pingo de Gente mantida pela Prefeitura Municipal. No ano de 1998 a escola passou a ser mantida pelo município após um convênio com o Governo do Estado que a municipalizou e os funcionários, publicando no Diário oficial de 16 de abril de 1998. Atualmente a escola é de responsabilidade do município e passou a chamar-se Escola Municipal “André Altoé”.

Nossos Usuários

Nessa seção você pode descrever os usuários típicos e o porquê de esse projeto ser importante para eles. É interessante motivar seus visitantes assim eles irão retornar ao seu site.